Skip to content

Usando Mztools no VB6, um verdadeiro canivete suiço.

17 outubro 2006

vb6.jpgHá alguns anos programando em VB, sempre tive algumas “frustações” a respeito da funcionalidade do ambiente de programação. Ultimamente me deparei com uma ferramenta que para alguns já é indispensável, e que outros ainda não conhecem, o Mztools, que é um addin do VB, que se incorpora ao ambiente de trabalho, aumentando muito a produtividade do programador. Vale salientar que existe uma versão também para vb.net, embora não a tenha testado pois estou entrando no vb.net agora.

1-Conhecendo o Mztools:

O Mztools, tem vários recursos, que facilitam muito a vida do programador VB, as que uso atualmente são:

  • Code Templates: Permite ao programador criar funções ou pedaços de código pré-definidas para serem acessadas posteriormente de uma maneira mais ágil, muito útil para aqueles trechos de código que sempre estão sendo digitados.
  • Add Procedure: Essa feature permite você adicionar aos “favoritos” do mztools aquelas procedures que você sempre está precisando olhar ou modificar.
  • Add Error Handler: Cria um template de tratamento de erros para que num simples clique sua function ou sub esteja com o tratamento adequado para os erros.
  • Assistente TabIndex: Quem não acha chato ter que modificar uma tela e depois ver a sequência tabindex totalmente fora de padrão, com essa funcionalidade ele organiza seus controles na ordem certa.
  • Gerador de Documentação do projeto: Esse é ótimo, gera um documento XML com todas as especificações do seu projeto, muito eficiente se for bem explorado.

Enfim, o Mztools tem várias outras facilidades, que nem cheguei a citar, são tantas que iria dar um texto enorme, então se você gostou até aqui, vai gostar mais ainda quando ele estiver instalado. 2. Baixando e Instalando o Mztools

Baixe o Mztools para VB6 no seguinte endereço http://www.mztools.com/v3/download.htm

A instalação é simples, executando o arquivo baixado ele irá automaticamente instalar o Mztools.

3. Usando o Mztools

Após a instalação, ao abrir um novo projeto no VB6, deverá aparecer o seguinte menu:

mztools1.JPG

O Mztools é isso, uma barra de botões com várias utilidades, lembrando que seu mztools pode parecer diferente desse exemplo visto que o meu já foi personalizado com as funções que mais uso.


Fontes:

From → Visual Basic

2 Comentários
  1. Luiz Kremer permalink

    Sabe porque não consigo fazer o addins no vb6 , estou usando o windowns 7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: