Skip to content

O Novo Ubuntu Edgy: 1o Dia.

31 outubro 2006


Bom, Olá a todos.

Como foi veiculado em vários sites especializados sobre linux, saiu a mais nova versão do Ubuntu: o Edgy, versão 6.10. E eu como fã de carteirinha do ubuntu fui lá no site e baixei, fiz uma nova instalação na minha máquina.

Primeiras Impressões:

  • Notei que o instalador em nenhum momento aparentou que iria dar crash, como acontecia com o dapper, vai saber lá o porquê.
  • O sistema aparenta estar muito mais estável e tranquilo de se usar.

Uma mudança que notei foi quanto a resolução, por ter uma placa de vídeo onboard ATI xpress x200, tanto Kubuntu quanto Ubuntu Dapper sempre iniciavam o LiveCD em 640×480, no Edgy ele já manda em 800×600, o que não é o melhor, mas pelo menos posso enxergar os menus do programa de instalação sem precisar configurar minha placa.

1o dia usando o Edgy:

Instalei o Edgy quase sem nenhuma mudança, a única que fiz foi mudar o idioma na instalação para Português-Brasil. Tempo de Instalação total do sistema: ~ 25min*

Sistema instalado, vamos navegar: Ainda não sei se existe, me corrijam se estiver errado, mas não vi ainda um jeito mais fácil de discar meu Velox sem ser pelo terminal usando sudo pppoeconf. Internet instalada vamos ver o navegador. De cara abro o novíssimo Firefox 2.0, instalo meus plugins habituais e configuro algumas frescuras nele. Tempo para configurar a internet e o Firefox: ~10min

Outra coisa que faço de cara é ir nas configurações ajustando as minhas preferências: som, navegador de arquivos, aparência, soma-se mais 5min.

Agora vamos instalar o hardware: O Edgy detectou meu monitor Lcd e todo o resto do hardware com exceção da placa de vídeo, vou então instalar a minha placa. Numa rápida procurada pelo google encontrei essa página e instalei minha placa devidamente. Tempo para instalar a VGA onboard: ~5min

Tudo configurado e funcionando beleza, vamos instalar os principais programas:

sudo apt-get install p7zip rar vmware-player vlc xmms gnomebaker

Alguns megas depois, e no final tenho o VLC, rodando todos os formatos de vídeo, o xmms pra escutar aquela mp3, o gnome baker para gravar uns dvdzinhos, suporte a 7z e rar no gerenciador de arquivo e o VMware-player, para criar uma máquina virtual dentro do Edgy posteriormente. Tempo para instalação dos programas usuais (Download** e Instalação): ~20min

Tempo total pra deixar o sistema redondinho com os aplicativos (pelo menos a maioria) que eu mais uso: em torno de 1hr e 5min.

A essa altura eu já estava morrendo de sono e não aguentei fazer mais nada.

Continua..

* Usando Atlhon64 3000+ e 512mb de ram.

** Usando Velox 300k

powered by performancing firefox

From → Linux

One Comment
  1. italo permalink

    Legal cara! Pena eu não ter visto esse seu blog antes, foi uma luta para eu colocar suporte de video e flv aqui quando instalei o ubuntu.

Deixe uma resposta

