Skip to content

O Novo Ubuntu Edgy: 2o Dia.

1 novembro 2006

No meu segundo dia com o Edgy instalei o vmware e o samba.

1. Instalando o Vmware

No post anterior comentei que havia instalado o vmware-player, logo que instalei o sistema. Para completar então a instalação do vmware, criei uma máquina virtual, que é nada mais nada menos que um arquivo com extensão .vmx onde estão armazenados os parâmetros para minha máquina virtual. Uma vez baixado o arquivo (~4kb), é só abri-lo com o vmware-player, colocar o cd de instalação do OS a ser instalado e seguir com as rotinas normais de instalação.

Algumas telas:

captura_da_tela-modificada.pngcaptura_da_tela-1-modificada.png

2. Vmware instalado, vou então compartilhar uma pasta na rede para poder trocar arquivos com minha máquina virtual (isso pode ser feito de outras maneiras, esta é só mais uma).

Crio uma pasta qualquer (“Publico”), em seguida clico com o botão direito em Compartilhar pasta..

O Edgy então me informa que não tenho nem samba nem nfs para compartilhar nada na rede, e pede para eu escolher qual deles instalar (ou então os dois logo). Marco o samba e ele faz o resto do processo sozinho, até chegar nessa tela onde informo os dados do meu compartilhamento:

captura_da_tela-2-modificada.png
Pronto, compartilhamento funcionando, dessa forma já posso compartilhar arquivos com máquinas windows.

Moleza hein?

Amanha tem mais (espero), não fiz muita coisa no edgy hoje porque demorei tempão instalando VB6 + Crystal reports na máquina virtual criada no vmware, o próximo passo é deixar ela afinadinha para usar o windows somente quando eu precisar programar em VB.

Fonte:

http://www.easyvmx.com

powered by performancing firefox

From → Linux, Visual Basic

One Comment
  1. yeap beautifull is this ubuntu ehhh

Deixe uma resposta

