Skip to content

Quatro razões para jogar o Linux FORA!

28 fevereiro 2007

Por Steven J. Vaughan-Nichols

OK, eu adoro o Linux, mas talvez quando você pensar em mudar do XP,
deveria considerar o Vista. Aqui estão as minhas quatro razões
principais para convencê-lo a mudar do XP para o Vista e não para o
Linux.

Razão número um: o Linux é chato. Quando eu rodo o Linux, não tenho
toda a excitação de saber se um e-mail, mensagem instantânea ou
website vai enviar para o meu sistema o último worm ou vírus. Onde
está o prazer? Eu sei das promessas da Microsoft de que o Vista
representa mudanças significativas no sistema operacional, fechando-o
em nome da segurança Oh, espere, eu estou citando uma matéria de 2003
sobre o XP SP2. Que tonto!

Eu sei que muitas pessoas acham que a única razão pela qual o Windows
é alvo de todo o malware é por ser tão popular. Por que alguém
atacaria o Linux? Só porque 60% dos 100 milhões de sites da web rodam
em Linux, isso não é motivo para tentar crackear o sistema. Não, a
questão não é que o Windows é tão seguro quanto uma fortaleza de papel
machê, é porque o Linux não é tão popular.

Razão número dois: o Linux é difícil de configurar. Com o Linux, você
precisa colocar um CD ou DVD, apertar a tecla Enter, dar um nome ao
seu computador e entrar uma senha para a conta de administrador.
Droga, você pode quebrar uma unha assim. Quase todos os primeiros
usuários do Vista precisarão juntar dinheiro e trocar os PCs com XP
por novos com o Vista. Isso sim é diversão garantida.

Razão número três: o Linux é caro. O Linux é, geralmente, gratuito,
mas veja todo o tempo gasto na configuração. A maioria das pessoas vai
acabar comprando novos PCs com o Vista pré-instalado. Nem todas as
pessoas e empresas têm dinheiro para comprar novos sistemas? Como
assim? Eu acabei de ver na Dell norte-americana um Optiplex 745 com
Core Duo de 1,8 GHz, drives DVD±RW e CD-ROM SATA de 48X, HD SATA de 80
GB e 2 GB de RAM, com uma placa de vídeo ATI Radeon X1300 Pro para uma
esse preço não inclui nem teclado, nem mouse, nem monitor.

Com o Linux, a menos que eu compre as máquinas com o sistema
pré-instalado por menos de US$ 1.000, serei obrigado a montá-la!
Demorei menos de meia hora para configurar o Linux em um Pentium 4 de
2,8 GHz com 512 MB de RAM, HD Ultra ATA/100 de 60 GB e uma placa
nVidia GeForce4 MX 440 AGP com 64 MB de memória DDR. Tudo isso me
custou US$ 499.

Razão número quatro: o Linux não tem muitos aplicativos. A maioria dos
sistemas Linux vem só com browsers seguros, como o Firefox 2.0,
clientes de e-mail como o Evolution 2.6 e o Thunderbird 2.0, clientes
de mensagem instantânea como o Gaim 1.5, suítes de produtividade como
o OpenOffice.org 2.0.4 e assim por diante. Pelas minhas contas, minha
cópia do SUSE Linux tem só uns 100 programas. A Microsoft entrega o
Internet Explorer e o Outlook Express, o browser e cliente de e-mail
mais populares mesmo com alguns probleminhas de segurança. A Microsoft
também tem o Office que espere um pouco, ele não vem com o Vista, não
é mesmo?

Só porque alguns aplicativos como o cliente para LAN wireless Odyssey
da Juniper Networks, o cliente de VPN da Cisco Systems e o Norton
AntiVirus 10 não funcionam direito com o Vista, não é razão para
pensar que outros aplicativos que você usa não vão funcionar ou
precisarão ser atualizados.

Então, enquanto você quiser rodar os programas da Microsoft pagando os
preços da Microsoft, o Windows é o sistema operacional correto para
você. Se você realmente pensa assim, vai encontrar muitas razões para
rodar o Vista no lugar do Linux. Só que nenhuma delas é realmente boa.

From → Linux

2 Comentários
  1. Bruno Borguetti Lara permalink

    Ótima matéria! Eu uso o Linux e recomendo! Minha distro é o Big Linux.
    Abraços!

  2. Nilson permalink

    Valeu Bruno,

    É interessante, que quase 2 anos depois desse post, a situação é a mesma!

    Essa semana vi uma colega querendo trocar um notebook Core2Duo 512mb simplesmente porque ele é “lento” com o vista, rodando o Ubuntu 8.10 pelo CD o linux se mostrou bem mais rápido…Resultado: Não precisou comprar um notebook novo!

    Mas esperem! o novo ServicePack(Digite aqui algum numero) está vindo e vai consertar tudo?

    Ah vão enganar outro!!!

    rsrsrs

    abraços!

Deixe uma resposta

