Skip to content

Ubuntu Feisty Fawn – Primeiras Impressões

20 abril 2007

Hoje instalei a nova versão do ubuntu (7.04), e nos próximos dias vou descrever o que vi de novo no sistema.

Sem dúvida uma ótima oportunidade de você conhecer o Ubuntu Linux (O quê, você não conhece? o que está esperando?)

1. Guardando as configurações anteriores.
Primeiro de tudo eu fiz uma cópia do meu diretório /home da versão que estava usando para guardar as configurações anteriores do sistema. Para quem não vem do Linux, o diretório /home é onde ficam guardados os arquivos do usuário, e também as configurações dos programas que você usa no Linux, favoritos, atalhos, posição de janelas, etc.

2. Instalação da nova versão
A instalação correu sem problemas, não mudou muita coisa comparada a versão anterior, e não pude testar a importação das configurações do Windows para o Ubuntu, pois não possuo Windows na minha máquina. Portanto, vou pular a etapa de instalação.

Atualizar uma nova versão do Ubuntu Linux é super descomplicada, basta ter uma cópia do seu /home e você não perde nenhuma configuração.

3. Ícone da Rede.
Sistema instalado, notei logo o ícone da rede ao lado do controle de volume, o Linux instalou e configurou todo meu hardware, e aproveitei o ícone da rede para configurar minha internet (que vem por outra máquina.), e como a configuração da minha internet é simplesmente adicionar o gateway do outro micro aqui de casa, não precisei de muitos procedimentos, fico devendo as etapas para conectar o Ubuntu por internet adsl e discada, quem sabe um dia eu posto como fazer isso.

4. Efeitos da Área de trabalho.
De cara encontrei o item Efeitos da Área de trabalho, e ao abri-lo o sistema me informou que precisaria instalar o driver da minha placa nvidia.

O processo de instalação da placa foi quase automático, só dei alguns cliques, o sistema fez tudo, e após uma reiniciada pude habilitar os efeitos da área de trabalho, que faz com que as janelas fiquem “moles” como no beryl, fiquei impressionado de puder habilitar esse efeitos e de quebra instalar o driver da minha placa sem precisar digitar nenhum comando sequer.

Os drivers de terceiros instalados no sistema podem ser facilmente desabilitados no Gerenciador de Drivers Restritos, que se encontra em Sistema/Administração.

5. Instalando o driver com o Envy.
Eu prefiro instalar meu driver de vídeo com o envy, então desabilitei o driver instalado pelo ubuntu e instalei o envy, um programinha que instala as últimas versões dos drivers da ATI e da Nvidia.

O Processo de instalação é simples, baixe o pacote .deb do envy, dê dois cliques para instalar o pacote e em seguida marque “Install Nvidia drivers” e espere o processo terminar.


6. Instalando o Beryl.
Uma vez instalada a placa, vou instalar o beryl.

O Beryl é um gerenciador de janelas do Linux, que adiciona vários efeitos e torna a operação do sistema bem mais agradável, alguns efeitos até agilizam a utilização do sistema.

Entrei na página principal do projeto www.beryl-project.org e escolhi o tutorial referente a instalação do beryl no Ubuntu Feisty Fawn com placa de vídeo Nvidia.

O processo é simples, e pela primeira vez tive que ir para o terminal.

O script de instalação do Beryl encontra-se em http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_nVidia/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_nVidia

(Lembrando que esse script é para o ubuntu 7.04 usando a placa de vídeo nvidia)

Após executar o script reiniciei a interface gráfica e o beryl já estava funcionando.

7. Codecs de Vídeo/Áudio
Sem instalar mais nada dei dois cliques num arquivo de vídeo, e conforme prometido para essa versão foi super fácil instalar os codecs de vídeo e de áudio, tudo automático sem precisar do terminal.


8. Cores
Na configuração dos temas o Ubuntu vem agora com uma configuração de cores para as janelas.

Por hoje é só!

Abraços!

Powered by ScribeFire.

From → Linux, Ubuntu

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: