Skip to content

Imcrementando seu aMsn

23 novembro 2007

o aMsn é um software livre que permite a você conversar com seus contatos usando o protocolo MSN da Microsoft. O aMsn tem suporte a webcam, smiles e até winks (desde que se use um plugin próprio para isso), você pode deixá-lo cheio de firulas como o Windows Live Messenger, vai do gosto do freguês.

Instalando o aMsn: Para instalar o aMsn no Ubuntu/Debian o único procedimento é abrir o Gerenciador de pacotes Synaptic e procurar o pacote “amsn” e marca-lo para instalação.

A principal deficiência do aMsn é seu visual, meio feio de início, mas pode-se melhorar seguindo alguns procedimentos…

Baixando e Instalando os Plugins: No momento só testei isso no debian, então fico devendo se é possível isso no ubuntu. Baixe da página de plugins do aMsn os plugin Chameleon e Desktop Integration. O Chameleon mudará a aparência dos diálogos e o Desktop Integration mudará os diálogos de abrir/salvar pastas e arquivos para o padrão do seu sistema.

Descompacte os 2 arquivos baixados na pasta /home/usuario/.amsn/plugins

O Plugin Chameleon necessitará também do pacote TILE, que não se encontra nos repositórios, mas eu achei um pacote dele para debian e para ubuntu.

Para instalar o pacote dê dois cliques e abra com o gdebi (instalador gráfico) ou digite no terminal:

sudo dpkg -i –force-all tile_0.7.8-1_i386.deb (Debian)

ou

sudo dpkg -i –force-all tile_0.7.8-3v1ubuntu0_i386.deb (Ubuntu)

Baixando e Instalando a Skin: Baixe também a skin aMsn Live! na página de skins do aMsn. Descompacte o arquivo baixado em /home/usuario/.amsn/skins

Mudando a Skin: Abra então o aMsn e vá no menu Conta/Escolha aspecto gráfico, escolha então a skin aMsn Live! Seu visual já começou a melhorar.

Carregando os Plugins: Ainda no aMsn, vá no menu Conta/Selecione Plugins, selecione o plugin Desktop Integration e clique em Carregar, agora selecione o plugin Chameleon e clique em Carregar novamente, o plugin Desktop integration não precisa de nenhuma configuração, mas o Chameleon sim, com o plugin selecionado clique em Configurar, e selecione uma aparência mais adequada ao seu gosto, eu uso a Revitalized, marque também a última opção nas configurações do Chameleon, essa opção irá deixar os menus com uma aparência bem melhor.

 amsn2.png

Conclusão: Se você seguiu direitinho os procedimentos seu aMsn deverá estar mais ou menos com essa cara:

 amsn1.png

Abraços, qualquer dúvida me contatem.

[UPDATE]
Para instalar o tk: sudo apt-get install tk-tile

Dica do @leandrw

From → Linux

8 Comentários
  1. Baduel permalink

    Olá cara e a única coisa que falta para eu eliminar os sistemas fechados da minha casa e o messenger com suporte a webcam-estavel vou testar isto hoje mesmo

  2. como eu faco para extrair os arquivos na pasta pluguins? estou com problema devido akelas permissoes😛
    vlw!

  3. Nilson permalink

    Luiz,

    na dúvida dê permissão 777 (full access) na pasta:

    pelo terminal

    chmod 777 plugins
    🙂

  4. Fabio permalink

    Este msn, nao grava as conversas?

  5. Messias permalink

    Eu uso o aMSN Portable, mas nessas duas ou três atualizações que tenho feito a webcam não abre quando mando o convite para meus amigos; já vem logo uma msg que a pessoa que enviei o convite cancelou, ai eu p/ os meus amigos que recebi a tal msg eles dizem que não foi nenhuma msg pra aceitar abrir a webcam e eles do outro lado não aparece a imagem da webcam.
    Eu configurei tudo certinho a webcam, som e microfone; Queria saber o pq de esta acontecendo isso, obrigado pela atenção.
    Grato!!!

  6. [UPDATE]
    sudo apt-get install tk-tile

    Para instalar o tk.

Deixe uma resposta

