Skip to content

Software livre é usado em 73% das grandes empresas no Brasil

28 fevereiro 2008

Acho que muitos profissionais de TI cairam da cadeira ao ver essa notícia, infelizmente há muitos profissionais que tem uma visão limitada das coisas, que são acostumados com o “de sempre” e que são opositores ferrenhos de mudanças, por isso que afirmo com plena certeza, essa pesquisa para muitos é uma surpresa, mas para quem vê a mudança silenciosa que está acontecendo no mundo da informática não há espanto algum. O Software livre é viável e tem qualidade, senão “cara pálida”, me explique porque tantas empresas optaram por usá-lo?

Aos fanboys da Microsoft, essa notícia foi um tapa na cara, provavelmente eles vão começar um discurso falando da interoperabilidade, que é saudável ter sistemas mistos numa empresa – e isso é verdade – , porém no fundo eles não pensam assim, e odeiam o Software livre, que por eles já estaria exterminado dos nossos hardwares há muito tempo.

Ainda segundo a pesquisa, a adoção do Software livre nos desktops aumentou em torno de 12% no último ano, mostrando que o Software livre cresce num ritmo constante.

Outro mito desmascarado é que o Software livre não serviria para aplicações de missão crítica, isso foi por água a baixo, mostrando que 48% das empresas pesquisadas utilizam sim Software livre nas suas aplicações de missão crítica.

Outra bobagem que sempre escuto é de que o custo com treinamento e implantação do Software livre seria equivalente a solução proprietária, pura falácia, eu e 66% das empresas pesquisas concordamos que o TCO do Software livre é menor.

Fonte: IdgNow

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: