Skip to content

Instalando linux pelo pendrive.

18 agosto 2008

Bem, quando eu comecei a usar computadores, o sistema operacional era pequeno e vinha em dezenas de disquetes, se instalava o sistema e passavam-se anos (!) para pegar uma versão mais atual e repetir o processo de instalação.

A coisa evoluiu, e os sistemas operacionais logo começaram a lotar um cd, e depois, um ou mais dvds.
A falta de banda larga fazia com que as pessoas usassem mídias maiores, para ter sempre seu sistema (agora bem grandinho) e seus pacotes a mão.

Surgiram então as placas-mães com suporte a boot por pendrive (USB), que hoje é tão comum como os disquetes de tempos atrás, e com a disseminação da banda larga, queremos (e precisamos) do nosso sistema sempre atualizado, ficou então obsoleto carregar aquele monte de dvd com sistema operacional e seus pacotes. Afinal, pra que baixar uma .iso que daqui a poucas semanas estará desatualizada?

Hoje o padrão caminha para a distribuição de pequenos instaladores, que rapidamente saem da internet e pulam no pendrive, e são o suficiente para dar boot no computador para instalar seu novo sistema operacional com os aplicativos atualizados.

Distribuições linux como arch e debian são hoje de facil instação por pendrive.

No caso do arch, baixa-se uma .iso em torno de 170mb para uma nova instalação, e no debian, com apenas 60mb você tem a imagem de instalação do sistema.

O caminho é simples, baixa-se a imagem, copia para o pendrive, inicia o pc com o pendrive e baixa todo o sistema pela internet, depois de fazer o download, o instalador instala os pacotes e ao reiniciar você já tem um sistema funcional e atualizado, para se ter uma idéia, o processo de instalação do Arch no meu computador durou em torno de 30min, desde o início do download da imagem até o final da instalação. Claro que o sistema que instalei não tinha interface gráfica (Xorg), com isso demora em torno de 1 hora. O que é um tempo muito pequeno, levando em conta que nesse tempo foram baixados os pacotes e instalado um novo sistema.

Em breve aqui os tutoriais de como baixar e instalar o arch e o debian pelo pendrive.

From → Arch, Linux, Ubuntu

2 Comentários
  1. Ricardo permalink

    O excelente Ubuntu 8.04 também pode ser colocado facilmente numa pendrive através do liveusb. Diga-se de passagem, o liveusb é tão bom q já deveria vir junto do Ubuntu 8.10

  2. Concordo com vc Ricardo, e obrigado pela visita.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: