Skip to content

Instalando driver madwifi para placa Atheros no Ubuntu

6 maio 2009

ubuntulogo

Notebook novo (Dell A860), hardware novo, e lá vou eu instalar o ubuntu 8.10.

Tiro o note da caixa, jogo os cds do vista, drivers, blablabla dentro da caixa, e tiro meu cd do ubuntu 8.10.

A instalação correu normalmente, e o sistema já iniciou com o driver da vga intel X3100 habilitado e com o compiz ativado, som, bluetooth, tudo detectado e funcionando, a única coisa que não foi detectada foi a placa wi-fi, modelo Atheros AR242x 802.11abg, vamos então instalar a placa..

Primeiro procurei no google como instalar a placa atheros, minhas pesquisas me retomaram ao driver opensource madwifi, porém, no site do madwifi está tudo muito confuso de se instalar, procurei então por madwifi no ubuntu 8.10, e encontrei no forum do Ubuntu o seguinte post.

Mas antes de instalar o madwifi, desabilite o driver que o ubuntu tentou (sem sucesso) habilitar para sua placa:

Vá em Sistema/Administração/Drivers de Hardware e desabilite o driver atheros, reinicie o pc para ele entrar sem carregar o driver.

Driver descarregado, certifique-se que ele não seja mais carregado pelo kernel, usando um editor de texto abra o arquivo blacklist:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist

Vá ao fim do arquivos e digite numa nova linha:

blacklist ath5k

Feche e salve o arquivo.

Agora sim vamos instalar o madwifi. Para compilar o driver, você irá precisar do pacote build-essential do Ubuntu, esse pacote instalará as ferramentas necessárias para compilar qualquer pacote no seu sistema, no terminal digite:

sudo apt-get install build-essential

Agora, de acordo com o post do forum, baixe o arquivo dos fontes do madwifi:

http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz

Extraia o conteúdo do arquivo e pelo terminal entre na pasta criada:

cd madwifi-hal-0.10.5.6-r3879-20081204

Use o comando make para compilar o driver:

make

Após compilar use o make novamente para instalar o driver:

sudo make install

Reinicie o pc e o driver deverá funcionar, se por algum motivo ele não funcionar, tente carregar o driver manualmente, digite no terminal:

sudo modprobe ath_pci

Pronto, wi-fi funcionando.


Fontes:

http://www.google.com

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=46398.0

Editado em 11/11/2009:

No Ubuntu 9.10 foi tudo tranquilo, e não precisou instalar nenhum driver.😉

From → Uncategorized

12 Comentários
  1. olá! Obrigada pelo pingback.
    Quando recebi o email avisando sobre ele, vim correndo olhar quem era. Fui olhar os outros artigos e me deparei com este aqui. Caiu como uma LUVA para mim!

    Eu ia instalar o Fedora (que reconhece essa nossa placa wifi de primeira) só pra poder ir no FISL. Mas nem precisei. MUITO obrigada!

    Beijo!

    P.S.: adorei o blog.🙂

  2. ovigia permalink

    boas,

    usei a sua dica no meu blog sobre debian, espero que não se importe.

    http://debiandicas.wordpress.com/

    obrigado,

    cumps,

    rjnunes

  3. ovigia permalink

    é a filosofia do FLOSS a funcionar🙂

    obrigado!

  4. Jessica permalink

    Brigadão, agora sim está funcionando xD

  5. Alesson permalink

    Eu tenho um problema de wireless, quando eu estou surfando, a conexao cai e fica pedindo a chave da wireless. A conexao fica fraca quando eu estou a cinco , dez metros do rooter. Enfim, é uma droga porque eu tenho que ficar proxima do rooter para que ela funcione bem ou entao reiniciar toda hora, mas sabendo que vai cair em um momento ou outro.

    O meu driver é Atheros Communications Inc. AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01

    esse metodo que você disse , funciona ? O que eu devo fazer caso eu tente fazer isso e nao dê certo(e eu nao tenha nem mais sinal de wireless).

    Obrigado

    • Nilson permalink

      Olha @Alesson, já passei por isso, e a substituição do driver foi a solução, se o seu não está funcionando, recomendo tentar instalar o outro, pois ficar com o wifi assim é mesmo que nada.

      As chances desse método funcionar aumentam se você estiver usando as versões descritas aqui, se for o mesmo Ubuntu, mesma placa, a chance é quase certa de dar certo, se não for a mesma versão do ubuntu ou placa, eu não garanto 100%.

      Sugiro antes de modificar os drivers, dar uma olhada no comando modprobe.

      espero ter ajudado.🙂

  6. Alesson permalink

    Eu instalei o linuxblacports module s e funcionou, eu acho que nem precisa instalar o madwifi, mas apenas tal coisa ai

  7. Anderson permalink

    Meu amigo venho tentando instalar este driver a muito tempo e graças a voce consegui! Muito Obrigado.

Trackbacks & Pingbacks

  1. Bronca na placa wireless – ath5k phy0: noise floor calibration failed (2412MHz) « Debian Dicas

Deixe uma resposta

