Skip to content

Sometimes, some things are just too good to be true

23 julho 2009

Muito se falou esses dias sobre o fato da Microsoft ter contribuido com 20mil linhas de código para o Linux, inclusive tendo-o licenciado sobre a licença GPLv2 (veja aqui e aqui), alguns fãs mais exaltados da gigante de Redmond até soltaram umas notas bem inflamadas elogiando a Microsoft e rebatendo os inúmeros argumentos que muita gente tem contra a empresa, pintando a Microsoft como uma empresa boazinha, afinal, ela contribuiu com seu arqui-rival, o linux.

Porém, como diz o título do artigo, as vezes, algumas coisas são muito boas para serem verdade. Confesso que fui um dos que ficou com um pé atrás sobre essa notícia, não havia lido nada a respeito e procurei me informar mais, e encontrei uma notícia complementar a essa, que você pode ver aqui, que mostra que as críticas feitas a Microsoft tem sim fundamento, e que ela não é – definitivamente – essa empresa boazinha que muitos pintam.

Pra quem não sabe inglês, eu vou resumir, um colaborador do Linux, chamado Stephen Hemminger, notou que um driver de rede do produto Microsoft Hiper-V (uma solução de virtualização) estava usando componentes licenciados sob GPL, que por sua vez estavam “linkados” a outros componentes em formato binário e com código fonte fechado, o que é uma violação a licença GPL.

Educadamente e sem fazer alarde, Stephen fez chegar aos responsáveis a esperteza falha, então ao saber que sua sacanagem falha havia sido descoberta, a Microsoft abriu o código, licenciou sob GPL e pronto, cria-se uma notícia mostrando como a Microsoft é boazinha.

E vocês, ainda acreditam em algo que vem dessa empresa? Eu não!

From → Uncategorized

2 Comentários
  1. Ah, Nilsão, como você tem pouca fá na humanidade… A Microsoft não havia dito nada, ainda, porque era pra ser surpresa!
    Aí, vem um unix user safado cheio de spoilers!!

  2. Rondinelli permalink

    Putz.. é por essa e outras coisas que as vezes a M$ tem atitudes que são de dar nojo..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: