Skip to content

Secure Boot e o que eu tenho a ver com isso

12 julho 2012

A Free Software Foundation (FSF), uma associação sem fins lucrativos que defende o uso do Software Livre, publicou um artigo fazendo pesadas – e justificadas – críticas ao novo sistema de boot que virá na próxima geração de PCs.

Para entender melhor como isso funciona, você já deve ter comprado um computador com um adesivo do Windows, então, para receber esse adesivo as fabricantes precisam preencher certos requisitos para ter a aprovação da Microsoft. O problema é que para a próxima versão do Windows, o Windows8, a Microsoft decidiu que um desses requisitos é que na inicialização do computador (BIOS) deve ser habilitada a opção de Secure Boot, que faz com que o computador só permita a instalação de Sistemas Operacionais assinados digitalmente.

Há muitos detalhes técnicos que você pode ler nesse artigo, mas o essencial é que a Microsoft está cada vez mais dificultando a entrada do Linux de outros sistemas que não o Windows no seu hardware. Na versão x86 eles até estão mais flexíveis, permitindo depois de um procedimento a desabilitar o Secure Boot, mas na versão para arquitetura ARM a restrição é pesada e não deixa o usuário instalar outro sistema a não ser o da Microsoft.

Há de se ressaltar que a Microsoft não é a pioneira nisso, a Apple há tempos já tem esses mecanismos nos seus iPads, por exemplo.

Eu particularmente acho interessante o Secure Boot, porém, o fato da Microsoft controlar esses certificados não me agrada nem um pouco. Talvez você usuário do Windows pense que isso não te afete e que você não tá nem aí pra isso, mas vou te contar uma coisa, no meu carro eu posso usar só gasolina da Petrobrás por exemplo, mas eu não admito que a fabricante do veículo restrinja meu direito de poder abastecer em qualquer posto, pense nisso.

From → Software Livre

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

