Skip to content
Tags

, ,

Adicionando um repositório GIT ao Redmine.

5 fevereiro 2013

redmine-logo Quem usa o Redmine no dia a dia sabe como ele é bom, melhor ainda se você habilitar aquela aba que dá acesso ao repositório do seu projeto, então vamos lá. Esse tutorial tem por base a documentação do Redmine.

Cenário

Redmine rodando em 192.168.0.1

Repositório GIT em 192.168.0.100

Preparando a máquina Redmine

  • Instale o git na máquina.
  • Crie um diretório que será usado pelo Redmine para acessar o git:
sudo mkdir -p /var/redmine/git_repositories
  • Altere as permissões desse diretório para o usuário que está rodando o serviço do Redmine, na documentação ele diz para fazer com:
sudo chown rails:rails /var/redmine/git_repositories

Porém, no meu ambiente, o redmine roda no Apache, e no caso, o comando fica assim:

sudo chown www-data:www-data /var/redmine/git_repositories

Preparando o clone do repositório git

Agora, vamos usar o diretório criado acima para clonar nosso repositório git que está na máquina 0.100. No meu caso o GIT vai ser acessado por SSH, e para facilitar minha vida, eu deixei o login automático da máquina 0.1 para a 0.100. Nesse post eu explico como fazer isso.

cd /var/redmine/git_repositories/
git clone --bare ssh://user@192.168.0.100/home/user/git/projeto/
git config remote.origin.fetch +refs/heads/*:refs/heads/*
git config --add remote.origin.fetch +refs/tags/*:refs/tags/*

Repare na opção –bare, significa que esse clone do meu repositório é somente um backup do meu repositório e não tem um “working directory”.

Adicionando o repositório no Redmine

Para adicionar o novo repositório ao redmine, entre (com direitos de admin) nas preferências do projeto, clique em repositório, tipo git, e no caminho informe:

/var/redmine/git_repositories/projeto.git

Se tudo deu certo, você verá todo o histórico do repositório agora na aba repositório no Redmine.

Finalizando

Como devem ter pensando, o repositório não vai se atualizar sozinho, crie então uma entrada no cron para rodar um “update” de tempos em tempos.
Na minha máquina ficou assim:

##/etc/crontab
* * * * * root perl -we '`cd /var/redmine/git_repositories/projeto.git && git fetch`'

Até a próxima😉

Edit (06/02/2013): Depois de alguns problemas usando essa config, eu fiz algumas modificações no tutorial, pois de acordo com esse post a documentação do Redmine não está totalmente correta.

From → Linux

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

